É importante saber quem você é; isso dá direção e propósito à vida. A Bíblia traz muitas descrições de propósito do cristão: o cristão é um discípulo de Jesus, chamado para segui-lo. O cristão é um embaixador de Jesus, chamado para torná-lo conhecido no mundo. E o cristão é um filho de Davi, chamado para construir templos. Espera aí, é sério? Sim, é sério. Deixe-me explicar começando com Salomão.
Quando o Senhor disse a Salomão que pedisse qualquer coisa que quisesse, ele não pediu riquezas nem fama, mas sabedoria (1 Reis 3:9). Frequentemente isso é entendido apenas como um pedido moralmente altruísta. Embora certamente não seja menos que isso, há uma profundidade maior no pedido de Salomão quando compreendido à luz das Escrituras que vêm antes e do papel do filho de Davi.
O papel do filho de Davi
Salomão era filho de Davi. Isso é mais do que um mero fato genealógico, como você ser filho de João ou de José. “Filho de Davi” é um título, semelhante a um título real, como o príncipe britânico William portar o título de Duque da Cornualha.
Esses títulos geralmente vêm acompanhados de papéis ou tarefas específicas. Conforme delineado na aliança do Senhor com o rei Davi, o filho de Davi seria responsável por construir o templo para o Senhor (2 Samuel 7:13). Bombeiros apagam incêndios, enfermeiros cuidam de doentes e filhos de Davi constroem templos.
Salomão devia saber disso. E, ao subir ao trono (1 Reis 1) e consolidar seu reinado derrotando aqueles que o ameaçavam (1 Reis 2), Salomão sabia que havia chegado o momento de construir o templo. A construção do templo é o grande feito da vida de Salomão, que o autor de 1 Reis descreve lentamente ao longo de quatro capítulos (1 Reis 5–8). E assim, antes de iniciar essa realização definidora, lemos que Salomão pede sabedoria ao Senhor (1 Reis 3).
Uma vez que você conhece o seu papel, você precisa estar equipado. Bombeiros precisam de mangueiras, enfermeiros de agulhas e filhos de Davi construtores de templos precisam de sabedoria.
Sabedoria e construção do templo nas Escrituras anteriores
1 Reis 3:9 afirma que Salomão pediu sabedoria “para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal”. Não estou dizendo que Salomão pediu sabedoria apenas para construir o templo. Esse versículo afirma claramente — e o caso subsequente em que Salomão julga a disputa entre duas prostitutas comprova — ele recebeu sabedoria para discernir entre o bem e o mal (1 Reis 3:16-28). Mas a construção do templo era uma das razões pelas quais ele precisava de sabedoria. Embora isso não seja declarado explicitamente em 1 Reis, isso ressoa nas Escrituras que antecedem.
Em resposta ao pedido de Salomão, o Senhor lhe deu um “coração sábio e entendido” (1 Reis 3:12, tradução do autor). A palavra hebraica para “sabedoria” é hokmah, e ela aparece pela primeira vez na Bíblia relacionada à construção do tabernáculo. Os principais artesãos, Bezalel e Aoliabe, junto com outros trabalhadores, possuíam essa sabedoria (Ex 28:3; 31:3, 6; 35:26, 31, 35; 36:1, 2). Infelizmente, hokmah é traduzida nesses textos como “habilidade” ou “destreza”. Por exemplo, a respeito de Bezalel, o Senhor diz: “e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício” (31.3).
As Escrituras ensinam que aqueles que estavam construindo o tabernáculo — a morada de Deus — precisavam de sabedoria (hokmah) vinda de Deus.
Muitos estudiosos já argumentaram de forma convincente que a criação do mundo ocorreu de modo a refletir a construção de um templo, um lugar para Deus habitar com a humanidade; e que o jardim do Éden foi a primeira estrutura semelhante a um templo. Ao observarmos como a Bíblia reconta a criação do mundo por Deus, o primeiro “templo”, vemos que ele também foi criado com sabedoria. Por exemplo, o Salmo 104, ao narrar a criação e o sustento do universo por Deus, declara: “Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria (hokmah) as fizeste” (Salmos 104:24; veja também Provérbios 3:19; 8:22–31; Salmos 136:5).
Assim, as Escrituras mostram que estruturas anteriores semelhantes ao templo, tanto a terra como o tabernáculo, foram construídas pela sabedoria de Deus. Salomão, que como rei que conhecia bem as Escrituras (Deuteronômio 17:18–19), certamente sabia que foi assim que os lugares de habitação de Deus foram construídos no passado. E, à luz de seu papel como filho de Davi, Salomão pediu sabedoria para construir o templo do Senhor.
O Filho de Davi e os filhos de Davi
Esse padrão do filho de Davi construtor do templo continua no Novo Testamento, ainda que com detalhes reformulados. Cristo, aquele que é maior do que Salomão (Mateus 12:42), é o verdadeiro Filho de Davi (Mateus 9:27; Marcos 12:37). Portanto, não devemos nos surpreender ao ler que Jesus cresceu em sabedoria (Lucas 2:52) e que previu que reconstruiria o “santuário do seu corpo” (Jo 2.21).
E assim ele fez. Cristo edificou sua igreja — isto é, seu corpo — como um templo santo para Deus (Mateus 16:18; 1 Coríntios 12:27; Efésios 2:22). Todos os cristãos são chamados de “pedras vivas” (1 Pedro 2:5) dentro dessa nova estrutura de templo. E assim como a presença de Deus encheu o tabernáculo e o templo de Salomão, Cristo encheu seu templo com o Espírito Santo (1 Coríntios 3:16).
Nossa identidade em Cristo significa que também somos filhos de Davi. Paulo aplica a promessa de um relacionamento paternal do Senhor com o filho de Davi aos cristãos (2 Coríntios 6:18; veja Jeremias 33:22). E, se somos filhos de Davi, também herdamos o papel do filho de Davi — ou seja, a construção de templos. Como os cristãos constroem templos? Nossa obra evangélica edifica sobre o fundamento já posto (1 Coríntios 3:9–17); através da evangelização, novas “pedras vivas” são colocadas no templo, e por meio do discipulado as pedras já colocadas são fortalecidas.
Conhecer nossa identidade como filhos de Davi molda nosso propósito e nosso papel como cristãos: ser construtores de templos — aqueles que edificam o corpo de Cristo (Romanos 15:2; Efésios 4:16; 1 Tesalonicenses 5:11). E, assim como Salomão, devemos pedir a Deus que nos conceda sua sabedoria, não apenas para enfrentar decisões pessoais difíceis, mas para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo, para construir o templo (Efésios 4:12; Colossenses 1.9; Tiago 1.5).
Recomendações ReforLit de leituras de aprofundamento:
- Ensaio no ReforLit: O Templo, G. K. Beale e Mitch Kim.
- O templo e a missão da igreja: Uma teologia bíblica sobre o lugar da habitação de Deus, G. K. Beale.
- Deus mora entre nós: A expansão do Éden para os confins da Terra, G. K. Beale e Mitchell Kim.
- A missão de Deus: Desvendando a grande narrativa da Bíblia, Christopher J. Wright.